21 fevereiro 2012

Coraline - Desafio Literário 2012


Neil Gaiman é talvez muito provavelmente meu autor vivo favorito. (O Gabriel Garcia Marquez ainda tá vivo?). Coraline é um livro infantil e é a história de terror mais singela que eu já li. Coraline – não Caroline, por favor – é uma exploradora de nove anos de idade. E ela tem muito o que explorar já que ela e os pais mudaram-se recentemente para esse antigo casarão inglês que foi subdividido em apartamentos menores.

No apartamento acima do de Coraline um velho louco treina um circo de ratos, no apartamento abaixo duas antigas atrizes solteironas lêem o futuro em folhas de chá. Do lado de fora há uma antiga quadra de tênis, quase tomada pelo mato, e mais além um poço de quase meia milha de profundidade! Ela não deve brincar lá, pois o que cai ali dentro não vai conseguir sair.

Em um dia chuvoso, Coraline tem de se contentar com explorar o próprio apartamento. Inclusive a sala que ninguém usa pois é onde fica a mobília antiga, cara e desconfortável que foi herdada da avó de Coraline. E nessa sala tem uma porta. Uma porta que às vezes abre para uma parede de tijolos vermelhos. E às vezes abre para um corredor escuro.

Coraline é uma história simples, mas muito bem escrita. É aterrorizante e singela, como eu disse, e mais do que nas reviravoltas ou surpresas se mantem em pé pelo puro talento narrativo do seu autor.



Avaliação: Uma xícara de chá 5 sextos cheia, com um prato daqueles biscoitos ingleses de lata

3 comentários:

livroseoutrasfelicidades disse...

Eu assisti ao filme, achei bem "doidão"! Você já o viu?

Neiriberto disse...

não vi o filme ainda, tava esperando ler o livro antes - mas vou conferir.

o livro tb é doidão, meio Alice.

Kelly Marques disse...

Eu assisti o filme e só fui saber da existência do livro depois. Mas gostei muito de ambos. Neil Gaiman me conquistou!