04 outubro 2011

The Conservationist - Desafio Literário 2011



Você já se deu ao trabalho de ler a lista de vencedores do prêmio Nobel de literatura? entre muita gente que tinha mesmo que estar lá e muita gente que não faço idéia do por quê não está, tem um monte de tosquera. Tipo, Freud e Sartre. Gênios etc. ok, mas gênios LITERÁRIOS? Há controvérsias.
Seja como for aparentemente o Nobel de economia e de outras áreas também tem o hábito de premiar tosqueras. Mas estou fugindo do foco aqui. Quando decidi participar do DL ano passado fui passear na lista de premiados e topei com o nome e a biografia da Nadine Gordimer. Confesso que nunca tinha ouvido falar dela.
Sul-africana, escritora e ativista. Lutou contra o apartheid e ultimamente está envolvida no trabalho contra a expansão da AIDS na África. Os livros dela são inéditos no Brasil (e extremamente difíceis de achar em pdf, confesso), então novamente tenho de agradecer a Débora que gentilmente comprou esse livro pra mim na Irlanda.
E a Nadine, graças aos panteões milenares, não é uma das tosqueras. Bem o contrário, é uma das melhores coisas que eu já li. Ela tem uma musicalidade na narrativa que é sem comparação. A linguagem dela é como versos em prosa.
É um romance difícil de descrever, já que geralmente temos histórias focadas na trama ou histórias focadas nos personagens, e The Conservationist não é nenhuma das duas coisas. Há uma linha narrativa, com começo, meio e fim, mas não é muito rígida ou mesmo importante.
E embora ela caracterize os personagens com perfeição e de maneira extremamente crível, eles não mudam durante a trama. Não há desenvolvimento ou mesmo uma jornada de personagem. As pessoas são como elas são, e quanto mais as conhecemos mais elas são o que elas são. Inclusive em sua insignificância ante a terra e o ciclo natural da vida.
A autora é sutil, os temas mais diversos e controversos entram e saem de cena sem serem abusados na narrativa, sem sensacionalismo. Ela também demonstra conhecer a natureza humana em detalhes. A mão dela é honesta, nem complacente nem pesada demais.

Avaliação: Um copo cheio de sensibilidade.

3 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Fiquei morrendo de curiosidade!
abs
Jussara

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Que achado!!!! Fiquei interessada. Gosto de novidades. Beijos

Vivi disse...

Suas palavras me deixaram curiosa. Dica anotada! Bjs