22 fevereiro 2008

Mais do Mesmo


Alguns teólogos, tratando de escatologia*, afirmam que a História é cíclica e espiral: os mesmos padrões irão aparecer e reaparecer de forma cada vez mais intenso, até o grande clímax final quando todo olho O verá e os seus se esconderão e o mar será sangue e as estrelas vão cair etc etc

Tudo, seria uma forma de dizer, acaba se repetindo. Como a moda, as sogras e as novelas das sete. Só que cada repetição seria um pouco mais intensa, mais dramática. Ou simplesmente pior (esse é o caso das novelas).

Devo estar ficando velho (definitivamente se se tem idade para perceber padrões repetitivos em sua vida se está velho de alguma forma).

Claro que pode ser pior.

Tudo sempre pode ser pior, a não ser, talvez, pela seleção dos melhores momentos dos teletubbies.

Pode ser pior, por exemplo, quando se percebe que os filhos estão reprisando as histórias dos pais. E muitas vezes os pais estão exercendo o papel que antes foi dos seus próprios progenitores... e isso não leva a nenhuma lasquinha extra de empatia ou compreensão.

Os psicanalistas, provavelmente – nunca se sabe como essa seita estranha se comportará exatamente, perguntariam o que estamos realmente buscando; que desejo insatisfeito busca sua saciedade através desses padrões.

Talvez um existencialista entenda que estamos escolhendo viver as mesmas coisas e contar as mesmas histórias – e que podemos simplesmente escolher diferente.

[ ] trata inúmeras vezes de voltar a ver. De restaura vista dos cegos. Do povo que vivia em trevas. De véus que se rasgam. De escamas que caem. De rupturas - de diversas formas de rupturas.

Sua vinda é ruptura com o carma, com a lei, com as expectativas. A sua volta, então, é ruptura com a própria história e a realidade.

Com todo e qualquer padrão. Ou ciclo.

Redenção é ruptura.

And I only have a redemption song.




*Em teologia, escatologia é a doutrina que trata das últimas coisas, como apocalipse, inferno, juízo final. Essas coisinhas.

5 comentários:

Scooby Doo disse...

sua volta é então inevitável. :)

Monique disse...

Juninho, vc está longe mas posso garantir que estamos sentindo a mesma coisa ...Tb tow ficando velha e tenho a impressão de estar me repetindo , mesmo quando me esforço para ser diferente...
Só que no seu caso , eu torço para que dessa vez vc mude mas permaneça, que as coisas dêem certo e permitam que vc se estabilize.
Beijo!

Monique

Aluguel de Computadores disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.

Anália disse...

Pior que a reprise das tramas televisivas são as repetições das tramas reais. Continuarei torcendo pra que um dia o lado mal vença, pois o bem sempre vence (vide HE-MAN e outros) e nunca faz nada de novo. :D

Anália disse...

malditos burocratas...